Diante do aumento dos números de internação e mortes por COVID os governos municipal e estadual adotaram medidas mais severas de distanciamento social trazendo de volta a discussão sobre o setor de óticas e o funcionamento no lockdown.
Em que pese a necessidade das medidas adotadas pelo governo, o setor de óticas se enquadra em condições próprias que permitem o seu funcionamento.
O embasamento para tal pretensão vem do próprio decreto 33600/2021 do governo municipal que prevê a saúde como serviço essencial, justificando, portanto a discussão sobre o setor de óticas e o funcionamento no lockdown
E nesse momento de pandemia, onde as atividades são desempenhadas em home office, com sobrecarga da visão pelo uso excessivo do computador, a importância dos óculos é redobrada.
Da mesma forma, os estudantes que se viram privados das aulas presenciais e com o acompanhamento exclusivo das aulas pelo computador sacrificaram ainda mais a sua visão.
Não de outra forma que os serviços oftalmológicos tiveram um aumento significativo da demanda durante a pandemia.
E nada mais claro do que considerar o setor de óticas como serviço essencial já que voltado a saúde.
O uso de óculos é essencial à saúde da população e deve ser encarada como tal pelos poderes públicos, mesmo que não haja disposição expressa no referido decreto.
Uma das medidas encontradas é impetrarmos o mandado de segurança para permitir o funcionamento do setor ótico.
Dessa forma, o judiciário é provocado a se manifestar sobre a possibilidade de abertura do setor de forma a possibilitar o funcionamento para a fabricação, fornecimento e reparo de lentes e armações de grau.
Em contraponto, a atividade do setor ótico deve se restringir a atividades essenciais de funcionamento sendo proibida a venda de produtos estéticos e que não tenham destinação exclusiva à saúde.
Para os empresários que optem por formas alternativas de manutenção das atividades, sugerimos o funcionamento por delivery com atendimento por entregas e retirada no balcão, surgindo como uma alternativa para tempos tão difíceis.
Se você tiver dúvidas não hesite em nos contatar.
Somos especialistas na tradução da lei para facilitar a vida dos empresários e gestores.
Comments
No Responses to “Setor de óticas e o funcionamento no lockdown”
No comments yet.