Possibilidades de prevenção a danos pelas concessionárias

Possibilidades de prevenção a danos pelas concessionárias

  • By:Humberto Costa
  • 0 Comment

Ao longo da nossa experiência de quase 10 anos auxiliando negócios de concessionárias, encontramos de forma reiterada com o mal uso dos veículos por parte dos proprietários de veículos infringindo as exigências contidas nos manuais de garantia.

É muito comum que os proprietários por desconhecimento ou mesmo por má-fé façam uso do seu veículo de forma inadequada, aplicando maior carga do que a permitida, infringindo os termos contratuais e consequentemente perdendo o direito a reparação do seu veículo dentro  do período de garantia.

Muitas dessas infrações acabam por gerar danos aos veículos e consequentemente a negativa de cobertura por parte das montadoras gerando futuras ações judiciais.

Acompanhamos ainda de forma reiterada ações com alegação de má prestação de serviços gerando danos ao veículo onde são pleitados além dos danos materiais, lucros cessantes e até mesmo danos morais.  

Sabemos do alto custo gerado com ações judiciais e a adoção de medidas preventivas certamente reduzirão os impactos negativos ao caixa da empresa.

Em busca de evitar dificuldades futuras, sabemos que uma defesa eficaz prescinde de preparação prévia que se inicia da entrega do veículo passando pelas revisões e reparos.

Não esqueçamos que diante da aplicação do código de defesa do consumidor, o ônus da prova quanto a determinadas ocorrências se inverte, e o fornecedor é quem deverá comprovar não ter ocorrido falha ou dano na prestação do serviço, por isso a necessidade de cuidados redobrados.

Ocorre que, nem sempre a comprovação do uso inadequado do veículo ou da correta prestação do serviço se mostra um meio de prova hábil, caso não sejam adotadas os cuidados prévios necessários!

E quais seriam eles?

É de salutar importância que na vistoria de entrega do veículo constem documentos demonstrando de forma clara, dentre outros pontos, a correlação de uso do veículo e limite de peso e as implicações que o uso desvirtuado poderá gerar.

O manual de entrega técnica deverá conter ainda o maior número de informações possível, afastando possíveis alegações de desconhecimento por parte do consumidor.

A empresa deve ter em sua guarda todo o histórico de revisões e atendimento ao cliente, e para os casos em que haja a necessidade de reparos, seja formulado ao proprietário algumas perguntas sobre possíveis acidentes ou defeitos e o que os originou, de forma a diminuir sensivelmente possíveis fraudes no futuro.

É importante para uma defesa hábil da empresa que a equipe mecânica tenha a devida cautela no preenchimento de todas as ordens de serviço inserindo todas as informações, que certamente servirão de alicerce para compor um dossiê para uma futura ação judicial.

Informação é tudo!

Buscar na rede referenciada o histórico de revisões e atendimentos se mostra importante ainda para a comprovação de danos já existentes, afastando alegações de má prestação de serviços com futuras ações indenizatórias.

A despeito de serem medidas aparentemente simples, sabemos que na prática a área mecânica ainda possui grande resistência para adotar os mecanismos sugeridos.

Para mudar essa cultura equivocada, somente com muita conscientização a ser passada aos empregados para que possam compreender o que a falta de cuidados acarretará de prejuízo ao seu empregador no futuro.

E não esqueçamos também do treinamento direcionado a parte organizacional do negócio com o direcionamento à cobrança do preenchimento correto de ordens de serviço.

Posted in: Compliance, Negócios

Comments

No Responses to “Possibilidades de prevenção a danos pelas concessionárias”

No comments yet.

Deixe um comentário